Resenha: Analisando... Composição Minancora
Oi meus diamantes, estão bem?
Hoje nossa análise é sobre um produto que você deve ter visto pela primeira vez na casa das avós, tias, ou nas coisas da sua mãe. Até hoje é comum ver pessoas usando para acnes, manchas e afins. Ela mesma: MINANCORA.
A princípio na embalagem só tem 3 ativos, mas na bula você encontra mais alguns.
Bora descobrir.
Cloreto de benzalcônio (BAK) é um amônio quaternário, detergente catiônico e conservante. Este conservante tem um potencial irritante, e é usado há mais de seis décadas, sendo associado a reações alérgicas, como a dermatite de contato.
Óxido de zinco - Antiséptica, Astringente, Secativa e Antiinflamatória. Emprega-se no tratamento de eczemas, escoriações e hemorróidas. Utiliza-se como cicatrizante em úlceras e queimaduras.
Cânfora - A cânfora é um terpeno historicamente extraído da árvore canforeira, de nome científico Cinnamomum camphora, mas comumente desenvolvido por meio de síntese química em laboratório.
Seu uso funciona como repelente e no alívio de coceiras. Ela pode ser altamente tóxica quando ingerida ou se usada em excesso na região do peito.
Óleo mineral - Derivado do petróleo. Tem baixo custo, e não oxida tão facilmente.Possui moléculas grandes demais para penetrarem na pele, logo é menos provável de causar alergias ou sensibilização da pele.
Cera de abelhas - é composta por lipídios e ácidos graxos, usada para dar consistência aos produtos. Os óleos presentes na cera, criam uma camada que impede a perda de água da pele, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Rica em vitamina A.
Corante CI 16255 em propilenoglicol - CI é um corante em propilenoglicol que é um solvente e agente plastificante. Por ter um potencial alergênico alto, já está sendo deixado de lado.
Butilidroxitolueno = Conservante
Parafina – Q.S.P (quantidade suficiente para) 30,0g = é um derivado do petróleo, muito utilizado por seu baixo custo. Conhecida por criar uma película protetora, e fornecer hidratação.
* Na estética usamos parafina em tratamentos corporais, e precisamos que ela esteja aquecida a 37ºC para que ela atue melhorando o fluxo sanguíneo, então aí podemos contar com algum benefício.
Vamos lá:
Quando surge uso de produtos na história, alguns “produtos” eram tão tóxicos que levavam até a morte. Com o passar do tempo as coisas foram se atualizando e gerando menos riscos.
Hoje alguns produtos não só fazem o embelezamento, como também tratam a pele. Tudo né?
Pois bem: sobre o principal componente presente (o primeiro da fórmula), altamente irritativo, podendo induzir alergia de contato. Juntando a todos os outros que também possuem essa característica, você não precisa ser muito sensível para desenvolver problemas.
“Ai Cláudia, mas fulano usava e a pele não caiu” - se o objetivo é esse, quem sou eu pra julgar. Mas nunca vou sugerir uso para finalidades faciais! Não vale o risco. É uma “economia” que pode trazer um prejuízo gigantesco e a indústria evoluiu tanto.
A maioria dos componentes apresentam riscos, e os que têm algum benefício, como a cera de abelha, aparecem em quantidade pequena.
Seja para casos de acne ou manchas, você precisa de um produto que trate e atinja a camada da pele correta. Não adianta criar películas para mascarar o problema, que inclusive pode piorar por uso de cosméticos inadequados, evoluindo para uma acne cosmética, ou manchas por queimaduras.
Se você tem dúvidas sobre tratamentos funcionais e seguros, procure uma esteticista ou um dermatologista.
Espero que tenha auxiliado vocês, e fica o alerta. Compartilhem com amigxs.
Esse post foi sugerido pela deusa Laura Pinheiro.
Quer sugerir a próxima análise? Corre no instagram do @espacoclaudiafonseca.
Um cheiro e se cuidem!
Sempre ouvi dizer que era para acne e que melhorava as manchas eu nao3 cheguei a usar mas conheci pessoas que tiveram reações com o uso .
ResponderExcluirO mais correto então seria fazer a higienização da pele e usar mascaras de limpezas mais adequadas para nossa pele ?