Conhecendo Tipos de Pele.
Que seu tipo sanguíneo é o+ lindo que a gente sabe, mas e o tipo de pele? Existem vários tipos e cada tipo requer uma atenção. Vem comigo que eu vou te mostrar.
As diferenças fisiológicas da pele são resultados de uma série de fatores intrínsecos (internos) e extrinseco (externos). Nos fatores intrínsecos, destaque para as glândulas sebáceas e sudoríparas, pois a maioria dos tratamentos se baseia nos teores de água e óleo presentes na pele.
Com base no teor de óleo, os tipos de pele são:
Lipídico: é a pele oleosa. Apresenta hiperatividade das glândulas sebáceas, resultando em poros dilatados, aspecto untuoso, brilhante, irregular, granuloso e espesso.
Indicado o uso de produtos em géis, soluções hidroalcoólicas, séruns e pó.
Mista: Apresenta característica da pele lipídica apenas na chamada zona T (testa, nariz e queixo). o restante da pele pode ser alipídico.
Aconselhamos que o uso dos cosméticos seja específico para cada área.
Alipídico: popularmente conhecida como pele seca. A pele alípica possui hipoatividade das glândulas sebáceas. Como consequência desse baixo teor de óleo, os poros são pouco visíveis e a pele se mostra opaca.
Nos cuidados principais dessa pele deve conter: ativos hidratantes, emulsões O/A (Óleo em água), cremes, loção, leite ou mousse.
Eudérmicas: Conhecida como pele normal. Aqui as glândulas estão em absoluto equilíbrio, apresentando uma pele com hidratação, aspecto saudável, brilho natural, textura macia, poros pouco visíveis, pele lisa e de espessura adequada. É a pele dos sonhos, mas no geral só está presente na infância.
Os produtos para essa raridade visam manter o equilíbrio, não devem conter excesso de adstringente e nem de óleos.
Temos também os subtipos principais: acneico, sensível, desidratado e envelhecida.
Acneico: Caracterizada pela presença de lesões de acne (cravos), comedões (espinhas), pústulas, nódulos e/ou cistos. De acordo com a quantidade de lesões ela será classificada por graus. Ex: Grau 1: Acne / Grau 2: Acnes e Comedões
Os ativos indicados dependem do grau da acne.
Sensível: Caracterizada pelo aspecto avermelhado, frequente irritação, sensação de ardor, e fragilidade a produtos cosméticos. (Conservantes agressivos nesse subtipo podem desencadear reações graves).
Ativos indicados são com menor concentração, e precisam ser específicos.
Desidratada: Pele ressacada. Caracterizada por aspereza, craquelamento e descamação. Indicado uso de ativos hidratantes.
Envelhecida: Aqui não estamos falando da pele naturalmente envelhecida e sim do fotoenvelhecimento. Apresenta flacidez, rugosidades e manchas de forma precoce.
Você precisa conhecer características básicas e principais para saber cuidar e comprar cuidados básicos sem gastar dinheiro com produtos que não funcionam para sua pele. Mas sempre procure sempre um profissional da área para orientar quais os melhores produtos para você e para a sua pele.
Ta passadah? Já conseguiu identificar o seu biotipo cutâneo e o subtipo?
Nos proximos post vamos saber mais sobre alguns produtos, se eles podem ser passados nesse rostinho lindo ou se é melhor evitar!
Espero que vocês tenham gostado, se cuidem e um cheirooo.
Comentários
Postar um comentário